No liquidificador, bata o feijao crum rapidamente, apenas para quebrar os grãos. Transfira para uma tigela grande e cubra com o dobro (do volume) de água. Leve á geladeira e deixe de molho até o dia seguinte ou por pelo menos 3 horas. Escorra a agua do feijao hidradato, e cubra os grãos novamente com água.
Ler maisAxoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões VAMOS TRAZER A consistindo em milho vermelho cozido
Ler maisEm um pote deixe o 1/2 pacote de milho de molho de um dia ou no mínimo 12 horas após trocar a água e coloque o milho em uma panela de pressão com os 2 litros de água o açúcar e deixe cozinhar por 30 minutos.
Ler maisSepare as postas do peixe e “lave” com suco de limão. A ideia é a seguinte: passe o suco de limão puro por todas as postas, deixe ficar por uns 5 minutos e depois retire totalmente o suco da travessa, para que o gosto não fique forte na moqueca. Feito isso, tempere cada uma das postas com alho amassado e sal. Reserve.
Ler maisMarcelo Reis, Chef de cozinha, nascido em Itabuna-BA, formou-se em gastronomia e se especializou na cozinha afro-brasileira e Africana. Em 2009 criou o Projeto Saberes e Sabores, onde trabalha com a preservação da cultura negra através da gastronomia. O Projeto teve o apoio da Secretaria da Cultura do Estado São Paulo, e assim se tornou, na cidade de Campinas, uma referências na culinária afro-brasileira, levando, não apenas o sabores, mas também o saberes de um povo que tem, através da culinária, uma história de resistência cultural e religiosa. Saiba mais sobre o Chef e sobre o Projeto é o espaço Saberes e Sabores em nossas redes sociais.
Ler maisVamos cozinhar!
Todas as receitas do livro A Cozinha dos Quilombos passo a passo para você preparar e saborear os centenários pratos dos quilombos brasileiros.
+ Clique aqui e veja as Receitas Extras.