Quilombo Cambucá Campos Goytacazes, Região Norte Fluminense
Dona Dalmeci Honorato, de 48 anos, conhecida como Dalma, cozinha desde 11 anos de idade. Ela mora na gleba do Cambucá, onde residem quase 160 pessoas. Com a sabedoria daqueles que aprenderam a ler a vida por meio da observação, ela e o marido, Seu Paulo, abriram as portas da residência para mostrar algumas práticas culinárias que aprenderam.
O talento de Dona Dalma na cozinha tornou-se um diferencial, inclusive, em sua profissão. Hoje, apesar de não trabalhar mais fora de casa, Dalma relembra o momento que sua habilidade se destacou: “Até no Rio de Janeiro, a minha patroa não comia a própria comida dentro da casa dela. Só que a irmã dela cozinhava, depois que eu passei a cozinhar é que ela passou a comer em casa, jantar, almoçar, ela, a esposo e o filho... e gostava muito, graças a Deus, da minha comida.”
Igualmente ao milho, o mamão, disponível no terreiro de casa, aparece nas receitas, conforme Dona Dalmeci explica: “É bem mais fácil, né? Porque o mamão, a gente já colhe ele, né? Já planta o mamão; dele, a gente tira aquela fruta e faz as receitas. Até mesmo ensopado de mamão a gente faz, faz o doce também do mamão maduro.” Além disso, ela confirma a necessidade de cultivar a terra como forma de manter as práticas culinárias: “No momento, eu estou até terminando de limpar ali pra fazer uma nova plantação, porque termina aquela colheita já tem que fazer outra plantação depois. Nem sempre, né, tem gente incentivando... Isso aí é uma coisa que a gente sempre tem na cozinha [...].”
Nesse sentido, Seu Paulo Honorato, de 53 anos, reafirma a importância da permanência, dentro das comunidades, da cultura da farinha, da banana e do coco, haja vista que grande parte do que se come vem da terra. Como exemplo, destacam-se o cantão de banana, o biju, a tapioca e o polvilho. Por conseguinte, como liderança do quilombo, um de seus desejos também é retornar ao uso de ervas medicinais: erva-doce, erva-cidreira, hortelã, entre outras.
Com a habilidade de tornar melhor aquilo que toca com o olhar, Dona Dalma preparou as receitas de canjiquinha com carne ralada e de ensopadinho de mamão com carne seca, oferecendo cocada como sobremesa. Com efeito, ela diz: “tudo que se faz com carinho as pessoas vão sempre gostar”. Quem prova de suas receitas certamente assina embaixo!