Terça-feira, 02 de Março de 2021 às 11:10 Postado por A COZINHA DOS QUILOMBOS Comida Ancestral Aldir Blanc Cultura nas Redes

Xinxim de Galinha

Xinxim de Galinha

Ingredientes
1quilo de sobrecoxa de frango
½ xícara (chá) de amendoim torrado e moído
½ xícara (chá) de castanha de caju moída (opcional)
½ xícara (chá) de azeite de dendê
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 pitada de pimenta moída (pode ser pimenta do seu gosto)
150 gramas de camarão seco, descascado e moído
1 pimentão verde picado
1 tomate grande picado
1 limão
2 cebolas grandes picadas ou raladas
2 dentes de alho amassados
½ maço de coentro picado
1 xícara (chá) de leite de coco
Sal a gosto.


Modo de preparo
Tempere o frango com 3 dentes de alho picados, 1 suco de limão. Deixe marinando por 5 minutos, retire o frango e reserve a água para usar posteriormente. Em outra panela refogue a cebola, depois acrescente os tomates picados, os pimentões, o gengibre, o fundo negro (a castanha de caju, o amendoim, o camarão seco triturado). Coloque a pimenta dedo-de-moça picada, adicione o frango, o leite de coco, o caldo de galinha que foi reservado no cozimento e tampe. Deixe até ferver. Por último, coloque o azeite de dendê e o coentro. Deixe cozinhando por mais 5 a 10 minutos, para o azeite de dendê apurar sabor ao prato. Pronto! Hora de se deliciar com este sabor.

Marcelo Reis, Chef de cozinha, nascido em Itabuna-BA, formou-se em gastronomia e se especializou na cozinha afro-brasileira e Africana. Em 2009 criou o Projeto Saberes e Sabores, onde trabalha com a preservação da cultura negra através da gastronomia. O Projeto teve o apoio da Secretaria da Cultura do Estado São Paulo, e assim se tornou, na cidade de Campinas, uma referências na culinária afro-brasileira, levando, não apenas o sabores, mas também o saberes de um povo que tem, através da culinária, uma história de resistência cultural e religiosa. Saiba mais sobre o Chef e sobre o Projeto é o espaço Saberes e Sabores em nossas redes sociais.